Roteiro 5 dias no Uruguai

Bem, não preciso dizer que 5 dias no Uruguai é muito pouco, maaaas se tu só tem esse tempinho, é melhor do que não ir, né? Então, vamos lá! Lembrando que isso aqui são apenas dicas do que fazer e são mais direcionadas àqueles que estão indo para o nosso vizinho pela primeira vez.

O mundo fora do aquário 099

Playa Mansa

Como começar?
Primeiramente, é preciso decidir em que época tu vai e ter bem claro que tipo de viagem tu quer fazer. Ok, cinco dias no Uruguai, mas tu quer fazer o quê por lá? Quer badalação? Quer curtir uma vibe mais cultural? Quer ir surfar? Dependendo dessa escolha, tu escolhe a época para ir. No verão (jan/fev), tudo é mais agitado, principalmente as praias. Já no inverno, o frio pega e a movimentação nas cidades diminui, então não espere que Punta del Este, por exemplo, seja aquilo que todo mundo ouve falar. Mesmo assim, nada impede que tu vá para lá no inverno, mas vá sabendo o que vai encontrar quando chegar.

o mundo fora do aquário 543

Playa Ramírez

Como eu decido o roteiro?
Bem, como é a primeira vez que tu vai, é natural que tu queira ir nas principais cidades, que são Montevideo, Punta del Este e Colonia del Sacramento. Apesar de ter apenas 5 dias, não adianta correr para ver todos os pontos turísticos das cidades, senão nem precisa ir. Tenha em mente que ver as coisas correndo é não prestar atenção em nada, é perder os momentos de contemplação, é não viver o que a cidade tem para oferecer, é não conhecer a si mesmo.

Quanto de dinheiro levar?

Gastos pessoais são muito relativos. Depende de que tipo de viagem tu quer fazer. Mais luxo ou menos luxo? Hotel ou hostel? Comer em restaurante ou comprar comida no supermercado? Quando eu fui, planejei gastar 90 reais por dia, que são + ou – 900 pesos uruguaios. Esse valor incluía transporte dentro e entre as cidades, hostel, alimentação, saídas. Informo isso para que vocês tenham uma base de quanto levar, mas, dependendo do seu tipo de viagem, pode aumentar ou baixar.

o mundo fora do aquário 645.1Colonia

O roteiro

Este roteiro foi feito para quem vai no verão, mas as três cidades podem ser visitadas mesmo no inverno.

  • 1º DIA – TUA CIDADE > MONTEVIDEO > PUNTA DEL ESTE

– Chega pela manhã e já pega um ônibus para Punta del Este. Para se programar melhor, pesquise horários de ônibus no site do Terminal Tres Cruces. Essa viagem dura um pouco mais de 2h e é feita pelas companhias COPSA E COT. Ao chegar no terminal de Punta del Este, já compra a passagem de volta para Montevideo para o dia seguinte pela manhã.

– Deixa as coisas no hostel

– Caminhar pela rambla admirando o porto no resto da manhã

– Curtir alguma praia no início de tarde (a Playa Bikini e as paradas 29 e 30 da Playa Brava são os pontos mais agitados).

– Final de tarde na Casa Pueblo (como chegar eu já expliquei aqui)

– Noite: Soho, Mobydick e Mambo Club são opções. Não paga entrada.

  • 2º DIA – PUNTA DEL ESTE > MONTEVIDEO

– Volta para Montevideo e deixa as coisas no hostel

– Almoço no Mercado del Puerto

– Dia de explorar a Ciudad Vieja (Plaza Independencia, Mausoléu do General Artigas -fica embaixo da estátua, Palácio Salvo, Palácio Estevez, Puerta de la Ciudadela, Rambla Francia, visita guiada no Teatro Solís, Avenida 18 de Julio, Plaza Constituición, Plaza Fabini, Plaza de los 33, Fuente de los Candados, La Intendência – tem vista panorâmica de Montevideo)

– Para aqueles que querem visitar museus: Palacio Taranco (Artes Decorativas), Museo Histórico Nacional Casa de Rivera, Museo Torres García, Museo de Arte Contemporáneo, Centro Municipal de Exposições, Museo de Historia del Arte Precolombiano y Colonial.

– Noite: Pocitos (El Pony Pisador é uma opção), ou Bar Fun Fun, ou noite de candombe, ou qualquer outra coisa que tu queira fazer, mas saiba que em uma das noites que ficar em Montevideo, tem que ir no bairro Pocitos. Eu, infelizmente, não fui.

  • 3º DIA – MONTEVIDEO

– Se não conseguiu fazer a visita guiada no Teatro Solís (geralmente, à tarde, estamos sujeitos a deixar de ver a sala principal por ela estar ocupada), faça ela pela manhã. Mais informações sobre ele nesse post.

– Ônibus ou Táxi para o Punta Carretas Shopping, no bairro Punta Carretas.

– Parque Rodó, o principal parque da cidade.

– Playa Ramírez (fim de tarde)

– Noite: De novo, Pocitos, ou Bar Fun Fun, ou El Pony Pisador, ou noite de candombe, ou qualquer outro lugar que queira ir.

  • 4º DIA > MONTEVIDEO

– Bairro Prado (Jardim Botânico, Residência Presidencial, Parque del Prado, Rosedal, Jardim Japonês, Museu Nacional de Bellas Artes).

– Táxi para o Bairro Pocitos (Sorveteria La Cigale, comer em um dos vários cafés localizados nesse bairro, Praia de Pocitos, Plaza Tomás Gomensoro, Rambla Hotel, Iglesia San Juan Bautista).

Noite: O que tu quiser.

  • 5º DIA – MONTEVIDEO > COLONIA > MONTEVIDEO

– Vá pela manhã para Colonia. Novamente, utilize o site do terminal Tres Cruces. As companhias que fazem esse trecho são Chadre, COT e Turil. A viagem dura quase 3h, então, programe-se.

– Caminhe por lá até não poder mais (Centro histórico, feira de artesanato, Playa El Álamo)

– Se preferir ir em outro dia para Colonia e ficar em Montevideo no domingo, há a Feria de Tristan Narvaja, na Calle Tristan Narvaja. É das 9h às 15h. Tem de tudo.

– Caso tenha ido para Colonia no seu último dia, volte para Montevideo e está na hora de ir para casa!

Esse roteiro é apenas uma base e é bem básico, existem outros lugares para serem visitados que talvez tu prefira mais do que os que foram citados. Pesquise muito antes de viajar. Isso faz toda a diferença. E não tenha pressa. É a melhor maneira de aproveitar a tua viagem. Se tu tem poucos dias e não vai dar para ver tudo que tu queria, lembre-se que tu sempre pode voltar.

26 comentários sobre “Roteiro 5 dias no Uruguai

  1. Augusto César Faria

    Boa noite, li que você planejou gastar 90 reais por dia. Foi o suficiente?
    Desde ja agradeço a atenção.

    1. ellentsqueiroz Autor da Postagem

      Oi, Augusto. Olha, até que deu certo sim. Esse valor pra ficar nas praias dá e sobra, o problema mesmo é Punta del Este e Montevideo, onde comer e beber é caro. Se tu for festeiro, pra essas duas cidades tem que ser mais de 90 reais, mas se não for, 90 tá de boa. Ah, se tu passar nas outras praias antes, vai sobrar dinheiro e tu vai poder utilizar essa sobra nas cidades mais caras, por isso acho 90 reais uma média por dia boa pra quem quer o mínimo de conforto. 😉
      Abraço.

  2. Gisele

    Olá! Adorei teu roteiro. Gostaria de saber se você tem dicas valiosas para o inverno pretendo ir em Junho/Julho de 2015. Abraços.

    1. ellentsqueiroz Autor da Postagem

      Oi, Gisele!

      Que bom que você gostou do roteiro, espero que tenha ajudado um pouco. Não tenho dicas para o inverno porque as vezes que fui era verão, mas muito do roteiro é possível fazer também no inverno. Punta del Este no inverno é morta, Colonia é mais convidativa com suas ruas de vilarejo antigo. Ah, também tem a cidade de Carmelo. Não conheço, mas dizem ser uma graça. Eu tenho um documento completo de lugares a se visitar, restaurantes e bares para ir, mas sugiro que tu dê uma vasculhada no blog http://www.viveruruguay.com/ , escrito por uma brasileira que mora lá, então tem muitas, muitas dicas. Espero ter ajudado. bjbj e, qualquer coisa, entra em contato, vou estar morando em Montevideo quando você for. 😉

      1. ellentsqueiroz Autor da Postagem

        Ainda não consegui ir para lá no inverno, mas imagino o quão interessante deve ser um tour gastronômico. São muito bem-vindos a colaborarem com o blog e nos ajudarem a curtir o Uruguai também no inverno. 🙂

  3. Marllus

    Ola tudo bom?
    Gostei muito do seu Relato
    Eu vou ter apenas 4 dias(18 de fevereiro até o final do dia 22) para ir ,você aconselha?

    1. ellentsqueiroz Autor da Postagem

      Olá!!

      Então, depende de que horas tu vai chegar em Montevideo. Tu vai direto pra lá? Se sim e se tu vai chegar cedo lá, então dá pra deixar 3 dias pra Mvd e 1 para fazer um bate-volta ou pra Colonia ou pra Punta del Este. Ou ainda 2 pra Mvd, 1 pra Punta e 1 pra Colonia, mas eu ainda acho ruim ficar só 2 dias em Montevideo. Se tu quiser, deixe seu e-mail, e eu mando mais informações sobre o que fazer por lá. Tem alguns pubs pra ir e a feira no domingo, caso tu tenha tempo. Nos falamos. Beijo.

  4. Ricardo Oliveira

    Ola, tudo bom?
    Estou indo a Montevideo final do mês, estou pensando em tirar um dia para ir a Punta del Este, aquele “bate-volta”, voce saber me informar alguem para me indicar a fazer esse tour?

    1. ellentsqueiroz Autor da Postagem

      Olá, Ricardo. Tudo bom sim. E contigo?
      Então, nunca fiz bate-volta para Punta, nem contratei e não conheço alguém que tenha contratado agência que fizesse tour por lá, portanto, não tenho como te dar indicações, dizer se tal agência é boa ou não. Mas, procure relatos de outros viajantes (no site Mochileiros.com tem vários e tu também pode achar alguma coisa no grupo do site no Facebook) , anote as indicações de agências e procure mais informações sobre elas (quão conhecidas elas são, se fizeram tudo que prometeram, etc.). Se não quiser contratar nenhuma agência antecipadamente, deixe para contratar alguma através do seu hotel ou hostel (que ganharão uma comissão, mas, pelo menos, nós sabemos que eles vendem tours de agências mais confiáveis, que não deram problema). Certo?
      Espero ter ajudado. Boa viagem! Aproveita muito o paisito!!

  5. Carla

    Oi. Gostaria de saber locais em Montevideo para comer barato? E é possível através de ônibus ir e vim a punta del este?

    1. ellentsqueiroz Autor da Postagem

      Olá, Carla!

      Então, confesso que praticamente não comi fora em Montevideo porque é uma das cidades mais caras para comer em restaurantes, cozinhava nos hostels. Mas nos fast foods, há as promoções do dia, e alguns restaurantes que podem ser mais baratos (não tenho certeza) são o La Pasiva (tem um na 18 de Julio), o Tasenda (na saída do Teatro Solís), o Il Mondo de la Pizza (18 de Julio), Facal (18 de Julio, 1245 – não cobra pelos talheres) e Ruffino (Calle San Jose 1166, perto da Plaza Libertad – cobra pelos talheres). Depois me conta se essas são boas e baratas opções e se achou lugares melhores. ahhah
      Sobre viajar de ônibus pelo Uruguai, é possível sim ir e voltar de Punta del Este. Tem ônibus direto e é super tranquila a viagem. 😉
      Abraço!

    1. ellentsqueiroz Autor da Postagem

      Olá, Rafael.

      Cara, se tu for viajante low cost (fica em albergue ou camping, prepara a própria comida na maioria das vezes e tal), com certeza tu consegue. Eu orço um gasto de 6000 pesos pelos 6 dias de viagem, mas, levando 10000, daí tu tem uma margem de gasto que permite algumas extravagâncias. 😉
      Abraço!

      1. Rafael Lourenço

        Minha primeira viagem int. Tava pensando em levar uns 10000 pesos+ cartão internacional.
        Tem algumas dicas de alimentac, hostel, coffe shop? Obrigado

        1. ellentsqueiroz Autor da Postagem

          Bá, legal que é tua primeira viagem! 🙂 Isso, leva cartão internacional só por precaução pq 10.000 pesos tá de boa.. Na primeira vez, gastei um pouco menos que isso em 12 dias de viagem no Uruguai. Sobre dicas, quando tu vai e pra que cidades?
          Todos os hostels que fiquei e os comentários que fiz estão nessa página: https://omundoforadoaquario.wordpress.com/dicas-de-hospedagem/
          Dicas de alimentação: faça a sua própria comida, ou coma comida de rua, ou promoções no subway, mc donalds, burger king, ou empanadas, fainá, e todas as coisas boas que se acha nas padarias e nos cafés.. Comer fora (em restaurantes) no Uruguai é super caro. Eu não tenho muitas dicas de coffee shops e restaurantes pq não comi fora em montevideo e muito menos em punta del este, economizei cozinhando. Acho que não existe melhor coisa do que dicas de quem mora lá, então entra no blog http://www.viveruruguay.com/
          Espero ter ajudado um pouco.. ehhehe..
          Abraço! Bom planejamento!!

  6. silvania30

    olá boa noite estou querendo ir agora em janeiro para montevideo, vou eu meu marido e minha filha de 10 anos, ja vou com hotel pago e passagem, quero saber se levar 10,000 UYU PARA 4 DIAS para gastar com alimentação e taxi da´? ou qaunto mais ou menos por dia.?

    1. ellentsqueiroz Autor da Postagem

      Oi, Silvania!
      Olha, com essa grana que tu está levando, fica uma média de 83 reais/dia por pessoa. Eu, geralmente, penso em 90/100 reais/dia contando com a hospedagem em Mvd. Eu sou solteira, vou para festa e bebo, mas economizo muito na alimentação (geralmente, cozinho) e nos passeios porque faço tudo caminhando por lá e pegando ônibus. Táxi no Uru não é muito caro não, mas se preferirem economizar mais um pouco, a cidade é plana e dá para conhecer bastante apenas caminhando. Alimentação já é mais cara e, dependendo de onde vão almoçar/jantar, podem acabar passando do orçamento, mesmo considerando que uma criança gaste menos. Na minha opinião, esse valor está muito bom, mas como não sei seus gostos e da sua família (onde preferem comer, onde querem visitar, se gostam de comprar…..), é meio difícil dizer um valor exato. De qualquer forma, espero ter ajudado. 🙂

      Abraço! Boa viagem! Qualquer coisa, só perguntar.

      1. silvania tasso

        Oi Ajudou sim… Legal só queria saber mesmo o valor de alimentação por dia mais ou menos para almoço e jantar. pq o hotel já tem café da manhã, pretendo fazer então passeios a pé e o taxi caso precise ir pra mais longe, como não conheço nada de MTV, estou perdida com os valores em dinheiro, pois vou levar reais e trocar lá rs…de QQ forma muito obrigada pela ajuda, estou pesquisando muito e já estou apaixonada pelo destino. Bj

        1. ellentsqueiroz Autor da Postagem

          Pois é, não tenho como estimar um valor para alimentação porque cada um tem um gosto né, mas nem para mim eu penso em um valor, só deixo uma quantia para gastar além das coisas que eu sei o valor (hospedagem/transporte entre as cidades/passeios pagos). O que sobrar é o que pode ser gasto com alimentação/bebidas/festas…. ahhahahah
          Enfim, continue pesquisando porque ajuda muito, e que a viagem de vocês seja demais. Montevideo é apaixonante mesmo. Sou suspeita para falar. 😛
          Abraço!

      2. silvania

        Oi ajudou sim’ , muito obrigada’ , na real mesmo só estou preocupada com o valor da alimentação por pessoa almoço e jantar em restaurantes, pq o que eu puder fazer a pé e melhor, vamos pra conhecer praias e o centro de MTV e colonia não vamos para punta del leste, e quero sim fazer compras, e como é a primeira vez estou perdida com a moeda, vou levar reais e trocar la. Obg bj

        1. ellentsqueiroz Autor da Postagem

          Sim, os pontos turísticos são tranquilos de conhecer a pé (dependendo de onde irão se hospedar). Deixaria para andar de táxi à noite. Mas acho que com o valor que tu falou, dá para comer fora tranquilo e fazer umas comprinhas. 😉

    1. ellentsqueiroz Autor da Postagem

      Olá, Neuma.

      Olha, vou te falar a forma mais econômica, que, obviamente, é de ônibus. Lá no aeroporto mesmo, tem a empresa COT. Todos os ônibus que saem do terminal rodoviário por essa empresa, vão passar pelo aeroporto. Outra alternativa seria pegar o ônibus de linha da companhia Cutcsa que vai para o terminal rodoviário de Montevideo (que se chama Tres Cruces) e, de lá, comprar uma passagem para Colonia del Sacramento.

      Abraço e boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *