Vacina da Febre Amarela e o Certificado Internacional de Vacinação

Fazia tanto tempo que eu não tomava uma vacina que nem sabia mais o que era isso. Daí, fui lá e já tomei logo três. 😛

Uma delas foi a da Febre Amarela, obrigatória em alguns países que iremos (eu e Cassiany) passar durante a viagem pela Latinoamérica, que começará em maio. Logo, farei um post explicando um pouco dessa viagem procêis. A questão é que essa vacina marota aí é a única exigida e deve ser tomada até, no máximo, 10 dias antes da sua viagem. Nós já tomamos. Ó a fotinho aí:

20160412_083135

Tomamos no posto modelo de Porto Alegre. O atendimento lá foi muito rápido, e as enfermeiras que me atenderam foram muito atenciosas e ficaram curiosas sobre a viagem. 🙂

Voltando à vacina, tu pode encontrá-la, de forma gratuita, pelo SUS, e ela tem duração de 10 anos. Antes disso, verifique se tu não tem alguma contra-indicação e saiba que podem haver reações entre o 5º e 10º dia após a vacina, como febre, dores musculares e dor de cabeça. Se o sintomas persistirem, procure um médico.

Sobre o certificado internacional de vacinação

A minha carteira nacional de vacinação da infância sumiu, mas isso não foi problema. Quando fui no posto modelo tomar a da Febre Amarela, eles me deram outra novinha, carimbaram, assinaram e colocaram a data e o lote, informações que serão utilizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na hora de fazer o seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia.

20160421_144342-1

Carteira Nacional e Certificado Internacional

A primeira coisa que tu deve fazer para obtê-la é se cadastrar no site da Anvisa para adiantar o processo e garantir que os seus dados vão estar seguros lá caso precise pedir uma segunda via. Se tu não fizer isso, sem problemas, o trâmite só vai durar mais tempo quando tu chegar lá. Depois de picar o braço, tu já pode ir na Anvisa mais próxima portando a tua carteira nacional de vacinação e um documento com foto (identidade, passaporte ou carteira de motorista). A confecção do certificado internacional é gratuita e dura menos de 5 minutos se tu já tiver feito o cadastro no site. Ele também dura 10 anos contando a partir do 10º dia após a data da vacina.

Dito tudo isso, sempre verifique todos os documentos exigidos pelos países que tu pretende ir. Evite transtornos. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *